Reunião de 15/04/2014

De Rede JorTec
Ir para: navegação, pesquisa

ATA DA REUNIÃO – PROJETO NEOFLUXO 2014 – 15/04/2014

Presentes: Pessoalmente: Walter Teixeira Lima, Amanda Luiza S. Pereira, André Rosa e Roberto Bueno Mendes. Online (via HangOut): Ronaldo Prati, Daiana Sigliano, Gilberto Ávila, Liliane Caetano, Rafael Vergili.

O professor Walter apresentou o projeto Neofluxo 2014 para todos os participantes, ressaltando as semelhanças e diferenças em relação ao Neofluxo anterior. Mídia:Projeto Neofluxo 2014.pdf Anteriormente iniciava-se a coleta a partir de palavras-chave, os dados coletados foram analisados após o período eleitoral e buscávamos, além do fluxo informativo, identificar a ação de Astroturfings. No novo projeto, apesar de mantida a delimitação da pesquisa no período eleitoral, a ênfase será em Sentimento e Influência e, por conseguinte, em semântica. Para tanto, vamos considerar alguns canais oficiais dos partidos e da grande mídia, seguindo os detalhamentos apresentados no mapa mental do projeto. Por questões técnicas já discutidas no projeto anterior, o Facebook está excluído. No decorrer da reunião alguns pontos foram enfatizados, dentre os quais ficou decidido destacar como tarefas:

1) As questões teóricas (e, por conseguinte, metodológicas) relativas ao Agendamento, sendo importante considerar conceitos correlatos em função da nossa delimitação – período eleitoral. Há uma discussão de como viabilizar tecnicamente a identificação não apenas do agendamento (que no primeiro projeto já foi razoavelmente delineado), mas também o fluxo oriundo dos indivíduos-eleitores, bem como qual é o respaldo teórico do qual podemos nos servir.

2) Uma vez que está definido o que buscamos, resta saber “como” faremos a operacionalização. Para tanto, determinou-se que será desenvolvida uma coleta piloto. Solicita-se que membros com maior conhecimento de questões políticas (na reunião destacamos diretamente Gilberto, Liliane e Murilo, mas espera-se a confirmação de tais membros e outros voluntários) selecionem temas e perfis (como, por exemplo, Reinaldo Azevedo) para verificar/acompanhar por pelo menos 5 dias o fluxo dos discursos deles. Espera-se que seja possível identificar indícios que reflitam as partes observáveis do nosso objeto para começarmos a pensar nos parâmetros que devemos considerar, tal como fizemos para determinar de qual maneira seriam escolhidas as palavras-chave das propagandas eleitorais.

3) Levantamento em referências internacionais sobre Influência e Sentimento, considerando arcabouço teórico e pesquisas empíricas.

As três tarefas devem ser finalizadas de modo que no dia 29 de abril possamos debater os andamentos, tomar decisões, andar realmente com o projeto.

Em um primeiro momento, os nomes indicados para as tarefas são os colocados abaixo. Por favor, verifiquem e validem a permanência ou alteração na atividade até o dia 21/04 (segunda-feira).

TAREFA 1: Amanda. Rafael. Cláudia. Diólia.

TAREFA 2: Gilberto. Liliane. Murilo. Roberto.

TAREFA 3: André. Daiana.

Neofluxo 2014
Frentes de trabalho: Frente 1: rastreamentoFrente 2: arcabouçoFrente 3: modelagemFrente 4: implementação
Redação do projeto: IntroduçãoObjetosObjetivosMétodosAtividadesContribuiçõesOrçamentoCron. físicoParticipantesEmpresasDisponibilidadeRecursosReferências
Atas de reuniões: 15/0429/0417/06
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas